Mudança na grade do curso
No dia 24 de novembro de 2009 houve reunião do colegiado do curso de física da UTFPR, em pauta estava a inclusão de Matemática 2 na grade curricular do curso, bem como a substituição de Cálculo Diferencial e Integral 3 e 4 pela disciplina de Cálculo avançado.
Após deliberações sobre o tema, o colegiado decidiu em conjunto com os professores do Departamento de Matemática: Altemir José Borges e Olga Harumi Saito, pela inclusão da disciplina de Matemática 2 e a permanência das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e 4 na matriz curricular do curso. As decisão foi tomada em face que as equações diferenciais (conteúdo abordado em Matemática 2) são usadas para construir modelos matemáticos de fenômenos físicos tais como na dinâmica de fluidos e em mecânica celeste. Deste modo, o estudo de equações diferenciais é um campo fundamental na formação do físico. Já a decisão da permanência de Cálculo 3 e 4 é tomada tendo em vista a opinião dos professores do DAMAT. Para eles é inviável a junção de cálculo 3 e 4 em apenas uma disciplina, tendo em vista que as ementas das disciplinas são extensas e pesadas, podendo isto atrapalhar o processo de ensino-aprendizagem.
Desta forma ficou decidido que Matemática 2 seria inserida na matriz curricular no 4º período do curso. Já a disciplina de Pesquisa em ensino de física seria trazida para o terceiro período para abrir espaço na grade curricular.
Além destes pontos, foram abordadas questões do processo de aprendizagem dos estudantes até agora no curso.
Veja aqui a nova grade do curso.