As APS se tornam obrigatórias
A partir do ano de 2010 com a redução do calendário acadêmico, as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) se tornam obrigatórias no campus de Curitiba da UTFPR. As APS comporão a carga horária das disciplinas juntamente com as atividades teóricas presenciais (AT), as atividades práticas presenciais (AP) e as atividades à distância (AD), quando houver.
As APS são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos discentes em horários diferentes daqueles destinados às atividades presenciais.
São Atividades Práticas Supervisionadas: estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades de campo, oficinas, pesquisas, estudos de casos, seminários, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, práticas de ensino e atividades específicas dos cursos de licenciatura, dentre outras.
As APS devem ser detalhadas nos Planos de Ensino das disciplinas e aprovadas pela Coordenação de Curso, cabendo a esse o acompanhamento dessas atividades.
Vale ressaltar que as APS são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes diferentemente das Atividades Complementares, que são caracterizadas apenas pela pontuação final. Não cabe, portanto, a pontuação das APS como Atividades Complementares.
Com a medida o calendário acadêmico reduziu de 236 dias letivos para 213.